Cidadão pode consultar DivulgaCandContas para informações sobre candidatos às Eleições 2016

O primeiro passo para a conscientização política de um sistema representativo como o Brasil passa, obrigatoriamente, pela escolha dos candidatos que elegemos. Neste domingo (2), o país volta às urnas para escolher prefeitos e vereadores que, nos próximos quatro anos, serão aqueles que vão nos representar em mais de 5,5 mil municípios. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dispõe, em sua página na internet, do sistema DivulgaCandContas, no qual o eleitor pode localizar informações sobre os candidatos que vão participar das eleições municipais de 2016. Esse sistema traz informações sobre a declaração de bens do candidato, seu programa de governo (no caso de candidato a prefeito),  a situação do registro de candidatura, arrecadação e gastos de campanha, entre outros tópicos.

O DivulgaCandContas é o sistema responsável pela divulgação das candidaturas e das prestações de contas dos candidatos e dos partidos em todo o Brasil. Por meio desse sistema, é possível consultar o quantitativo de candidaturas e verificar a situação de cada candidato, assim como todos os seus dados, segundo foram informados à Justiça Eleitoral.

Além disso, o sistema disponibiliza as informações das prestações de contas (parcial ou final), com a discriminação dos recursos financeiros e/ou estimáveis em dinheiro arrecadados para financiamento da campanha eleitoral, e os gastos realizados, detalhando doadores e fornecedores declarados por candidatos e por partidos políticos, conforme previsto no artigo 43 da Resolução nº 23.463/2015 do TSE. Assim, o sistema divulga, a partir do envio dos relatórios financeiros, informações sobre o financiamento das campanhas. Com essa transparência, a sociedade pode exercer o controle sobre os recursos arrecadados e os gastos realizados.

O sistema está disponível na Internet para todos os cidadãos. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Para obter informações adicionais, basta clicar em “Eleições”, “Eleições 2016” e “Sistema de divulgação de candidaturas e prestação de contas eleitorais (DivulgaCandContas)”.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *